EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

UM MUNDO DEPRIMIDO E NEURÓTICO

O alcoolismo, os transtornos bipolares e a esquizofrenia, além da depressão, representaram as principais doenças classificadas no grupo de distúrbios mentais.

Dos dez principais males que afectam a população mundial de 15 a 44 anos, quatro estão associados a distúrbios mentais. As mulheres são as mais atingidas, mas não existe uma explicação científica definitiva para o facto.

Estima-se em 2 milhões o número de casos novos de depressão, no mundo, a cada ano. Cerca de 330 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de distúrbio mental e oito em cada dez doentes diagnosticados poderiam livrar-se do mal por meio de terapia medicamentosa, associada a atendimento psiquiátrico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os distúrbios de humor, incluindo a depressão, devem afectar cerca de 340 milhões de pessoas nos próximos anos. No ano 2020, segundo a OMS, a depressão será o principal distúrbio mental a atingir a população dos países em desenvolvimento.

NEUROSE E INSEGURANÇA

Segundo o psiquiatra Dr. G.J.Ballone, trata-se de uma reacção exagerada do sistema nervoso em relação a uma experiência vivida (Reacção Vivencial). Neurose é uma maneira da pessoa SER e de reagir à vida.

A pessoa É neurótica e não ESTÁ neurótica. Essa maneira de ser neurótica significa que a pessoa reage à vida através de reacções vivenciais não normais; seja no sentido dessas reacções serem desproporcionais, seja pelo facto de serem muito duradouras, seja pelo facto delas existirem mesmo que não haja uma causa vivencial aparente.

Segundo aquele especialista essa maneira exagerada de reagir leva a pessoa neurótica a adoptar uma série de comportamentos (evita lugares, foge de certas situações normais, etc.).

O neurótico, tem plena consciência do seu problema e, muitas vezes, sente-se impotente para modificá-lo. Exemplos:

1 - Diante de um compromisso social a pessoa neurótica reage com muita ansiedade, mais que a maioria das pessoas submetidas à mesma situação (desproporcional). Diante desse mesmo compromisso social a pessoa começa a ficar muito ansiosa uma semana antes (muito duradoura) ou, finalmente, a pessoa fica ansiosa só de imaginar que terá um compromisso social (sem causa aparente).

2 - Num determinado ambiente (autocarro, elevador, avião, no meio a multidão, etc) a pessoa neurótica começa a passar mal, achando que vai acontecer alguma coisa (desproporcional). Ou começa a passar mal só de saber que terá de enfrentar a tal situação (sem causa aparente).

A neurose cura-se? A neurose está muito dependente da personalidade da pessoa, das experiências de vida e do ambiente dentro do qual se movimenta. Ela poderá reaprender a lidar com as situações que habitualmente lhe provocam estados de ansiedade e insegurança. Ela terá de iniciar um processo de mudança e transformação que a protejam de sentir de forma desmesurada os diferentes acontecimentos da vida.

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE