EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

A BOA SOLIDÃO

Importa considerar que os estados de espírito são estados mentais. A sua importância, para além da de ordem prática e que se relaciona com o estado da pessoa, é cientificamente significativa, porque a mente resulta da actividade do cérebro.

Assim, por exemplo, a solidão – tantas vezes tida como algo negativo e indesejável – é uma experiência positiva e necessária. Em que medida? Pois a solidão é uma experiência essencial para que a mente organize os seus próprios processos e crie o chamado “estado interno de ressonância”.

Com efeito, nós precisamos que, de tempos a tempos, a mente se possa centrar em si mesma. Ou seja, nós precisamos também de nos centrarmos em nós mesmos, uma vez por outra.

Afastando-nos para o nosso canto, para um qualquer tipo de refúgio, fugindo das pressões do dia-a-dia e das múltiplas vivências emocionais (por vezes antagónicas e desgastantes) permitimos que a mente alcance um fluxo auto-organizacional equilibrado nos estados de espírito ao longo do tempo.

De certa forma, como escreve O´Donohue (1997), a solidão possibilita a “cicatrização” da mente e também a reflexão necessária para enfrentar novos desafios e mudanças.

Nelson S Lima 

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE