EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

SER FELIZ OU ESTAR FELIZ?



A felicidade é algo profundamente humano. Se é verdade que para alguns ela não passa de um sonho (Voltaire) para outros é o objetivo central da vida (Dalai Lama).

Assunto discutido desde os antigos pensadores, a felicidade tem-se apresentado como um conceito ambíguo e daqui tem nascido a ilusão de que existe em algum lugar e em algum tempo (presente ou futuro) onde se possa ir buscar.

A esperança de que a procura da felicidade pode ser bem sucedida tem levado a muitos dissabores e desilusões. Vejamos algumas ideias aprendidas da psicologia evolutiva (aquela que estuda a evolução da mente humana ao longo da história) e da antropologia (ciência que estuda o ser humano em contexto cultural e a civilização).

1º A felicidade não é um estado permanente que se possa ter como garantido.

2º A felicidade é feita de momentos de bem-estar e prazer máximos (que podem levar ao êxtase momentâneo).

3º A felicidade é um sentimento que varia de intensidade devido a outros sentimentos que se cruzam com ela e a modelam (uma pessoa que se sente feliz não deixa de viver situações de desilusão, incerteza, descontentamento, medos ou doenças que abalam o seu estado de espírito).

4º A felicidade deve ser entendida como a expressão de um onda de alegria e prazer quando obtemos algo que sentimos como uma recompensa.

5º Existem diferentes tipos de felicidade (eu aprendi que existem 17 tipos possíveis - alguns inimagináveis!) e que todos nós experimentamos muitos deles ao longo da vida.

6º Não se aprende a ser feliz como se aprende a escrever pelo que não há receitas definitivas (nem eficazes nem milagrosas).

7º A felicidade é uma experiência de vida que é de domínio muito privado e pessoal pelo que cada pessoa tem a sua própria forma de viver os seus momentos felizes.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE