EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

O corpo faz a mente; a mente faz o corpo!

São muitos os factores que afectam o desenvolvimento mental ao longo da vida. Destacam-se a Experiência de Viver, as Aprendizagens, as Relações Interpessoais, etc.

Observe-se que, sendo o ser humano, uma espécie sociável, as interacções com os outros moldam a mente à medida que continuam a desenvolver-se ao longo da vida. E ao moldarem a mente, moldam directamente a estrutura e a função do cérebro. Isto é muito importante e deve ser fixado: as experiências da vida, em especial as vivências interpessoais, moldam o cérebro e, consequentemente, organizam a mente.

Daqui conclui-se que a mente emerge a partir da actividade do cérebro. Daniel Siegel defende que as “ideias deste enquadramento estão organizadas em redor de 3 princípios fundamentais:

1. A mente humana emerge de padrões no fluxo de energia e informação no interior do cérebro ou entre cérebros (pessoas).
2. A mente é criada no seio da interacção dos processos neurofisiológicos internos e das experiências pessoais.
3. A estrutura e a função do cérebro em desenvolvimento são determinadas pelo modo como as experiências, especialmente no cerne das relações interpessoais, moldam a maturação geneticamente programada do sistema nervoso” (Siegel, 1999).

Resumindo, isto quer dizer que as ligações humanas determinam as ligações dentro do cérebro (ligações neuronais) a partir das quais a mente emerge.

Aqui, levanta-se uma questão que importa esclarecer: afinal, o que é a mente?

No livro “O Livro da Consciência” (2010), António Damásio diz que o cérebro (e o sistema nervoso em geral) tem como primeira função reconhecer o organismo em que está inserido e, assim, realiza mapas sobre as estruturas que compõem o corpo, assim como os estados funcionais dos vários órgãos. Estes “mapas” que a todo o instante o cérebro realiza sobre o organismo e as suas funções (condição fundamental de sobrevivência) “são a base das imagens mentais”. E, assim, “graças ao cérebro, o corpo torna-se um tema natural da mente”.

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE