EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

AS EMOÇÕES: PARA ALÉM DO SENTIR

No desenvolvimento da mente, as emoções desempenham um papel determinante! Assim como a memória é fundamental para o nosso conhecimento auto-biográfico e a formação do EU, as emoções participam activamente num processo que se chama “integração”, isto é, a capacidade da mente inter-relacionar “uma variedade de processos na sua atividade presente, bem como o seu funcionamento ao longo do tempo” (Siegel, 1999). 

Como atesta este investigador, “a emoção é inerentemente uma função integrativa que liga os processos internos (mentais e orgânicos) e os indivíduos”. Ou seja, ao contribuir para a formação da auto-consciência (estado mental em que temos conhecimento da nossa própria existência e da existência daquilo que nos rodeia), as emoções determinam a qualidade e a coesão daquilo que sentimos.

Nesta função integradora (que nos permite ter consciência de que somos uma pessoa singular e também nós-mesmos e não outra) entram ainda outros processos dinâmicos que conduzem aos chamados “estados de espírito” (ou sentimentos de fundo) como os sentimentos (mais duradouros que as emoções), as percepções, os pensamentos, as memórias, as atitudes, as crenças e os desejos, e no modo como tudo isto influencia o nosso comportamento e as nossas interações com os outros.

Nelson S Lima 

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE