EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

EMOÇÕES E EVOLUÇÃO HUMANA

Os humanos ainda ostentam as marcas do tipo de vida que levaram durante milhões de anos, há milhões de anos. Instintos herdados podem ficar gravados no cérebro por muito tempo mesmo depois de terem se tornado obsoletos. Isso talvez explique alguns resquícios comportamentais, tais como o chamado "reflexo de Moro" - uma reacção manifestada por bebés recém-nascidos quando se assustam, na qual eles tentam agarrar com os pés e as mãos. É algo semelhante ao modo como um bebé macaco, quando assustado, se agarra à barriga da mãe.

Outros pesquisadores argumentam que alguns de nossos temores irracionais são resquícios evolutivos dos perigos presentes em nosso ambiente ancestral. "A fobia de aranhas, por exemplo, é muito mais comum do que a fobia de carros", diz o antropólogo Clark Barrett, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE