EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

HARMONIA EMOCIONAL


Somos seres profundamente emocionais. A par dos instintos e da inteligência, das disposições e de todo o universo de sentimentos, que podem ir de simples sensações a estados de espírito, as emoções marcam os nossos dias. São estados passageiros mas refletem interpretações do mundo interno e externo, e que influenciam nosso humor.

Como poderemos ajudar a diminuir nossas angústias, ansiedade e até estados depressivos ligeiros promovendo o nosso bom humor?

Selecionei um conjunto de estratégias que espero poder ajudar quem esteja passando algum mal-estar emocional.

- Dedique-se a atividades fora do habitual, fugindo de rotinas que podem estar empurrando para uma espiral de desmotivação.

- Concentre-se em pequenas coisas, como contemplar o pormenor de obras de arte, fotos, plantas, paisagens, etc.

- Viva em função de pequenas conquistas e não de grande eventos e projetos que causam imenso stress.

- Recorde-se de momentos prazerosos passados. É bom recordar, sem saudosismos, bons momentos.

- Esforce-se por impedir que a sua mente traga para primeiro plano ideias e pensamentos negativos, perturbadores e, especialmente, memórias emocionais desagradáveis. Quando se sentir atraído para esses momentos, saia do lugar onde estiver, evite ler notícias deprimentes, veja filmes alegres, converse com pessoas interessantes, concentre-se em algo que impeça o negativismo.

- Exercite a leitura, documente-se, obtenha um curso (mesmo que pequeno), altere o dia-a-dia. Isso ajuda a pensar com maior lucidez, serenidade e consciência. Mantenha-se, porém, uma pessoa simples e espontânea.

- Evite a todo o custo conversas desagradáveis e negativas. Elas ficam registadas na memória existencial e marcarão os dias futuros.

Muitas vezes, o pessimismo leva-nos a prever o pior. Ora todas as previsões contêm uma grande probabilidade de erro.

- Não sofra por antecipação. Há sempre mais do que um caminho para os problemas.

- Necessita de ativar a sua imaginação, criatividade e conhecimentos.

- Adote uma atitude pró-ativa e empreendedora. Não tema ser diferente ou ser o primeiro a inovar.

 - Conheça melhor as suas emoções próprias. Assim como, uma vez por outra, você mede a sua pressão arterial, faça o mesmo relativamente às emoções. Faça uma lista mensal das emoções que mais frequentemente vive e também as que se apresentam com mais intensidade. Anote as prováveis causas. Assim, poderá ajudar-se a combater as negativas.

- Seja humilde, inteligente e modesto. Não faça planos demasiado ambiciosos. Não se deixe tomar pela euforia. Mantenha-se sereno e racional.

- Mantenha-se consciente de que nem todos os planos são bem-sucedidos. Nem tudo acontece como desejaríamos. Aceitar essa verdade da existencial é meio caminho percorrido para sofrer menos.

- Ganhe mais autonomia. Não se deixe influenciar pelos outros. Exerça o seu sentido crítico.

- Informe-se para poder formar opiniões consistentes.

- Aprenda a escutar os outros e seja o primeiro a ajudar quem precise de você.

- Aprenda mais, informe-se mais, aumente os seus conhecimentos da vida.

- Proteja o seu bem-estar através de ações concretas como dormir bem, alimentar-se de forma saudável, ter um estilo de vida equilibrado e isento o mais possível de compromissos financeiros de longo prazo.

Com estas estratégias, terá uma existência emocional mais harmoniosa, evitará picos de ansiedade ou de pânico, sentir-se-á mais feliz. Se necessário agende um programa de atividades que ajude você a manter-se mais positivo e animado.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE