EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

REVEJA OS SEUS PADRÕES MENTAIS

A nossa natureza leva-nos a adquirir certos padrões repetitivos que se tornam automáticos e rotineiros. Isso é perfeitamente normal. É uma estratégia do organismo (neste caso, do cérebro) para podermos dispensar atenção ao que é novo, ao inesperado, ao mais urgente ou ao mais importante.

Infelizmente, isso tem os seus custos. É que, quando esses comportamentos padronizados tomam conta dos nossos dias, a nossa vida corre o risco de ficar monótona e perder interesse (incluindo para quem viva e conviva connosco). Pior: perdemos capacidade criativa, desaparece-nos a inspiração, evitamos mudanças e adiamos sonhos e projetos.

Tornamo-nos conformistas e vivemos num ciclo vicioso, repetitivo. E os dias vão-se somando e ao mesmo tempo esgotando pois todos temos um limite de tempo a partir do qual só temos como garantia milhões e milhões de anos encerrados num pedaço de terra.

Repare: o dia de hoje é menos um no nosso calendário. Reaja. Altere todos os padrões (incluindo pensamentos) que estejam a impedir uma vida diferente (se for esse o seu desejo). Dir-se-á que a vida está difícil, que estamos prisioneiros de empregos, compromissos e outras dependências.

Pois bem, a vida da grande maioria das pessoas é, infelizmente, repetitiva. Segundo li algures 80% do nosso tempo é pura repetição de comportamentos, atividades e tarefas. Também é verdade que muitas pessoas não querem outra coisa.

Segundo outra informação, que li em tempos, o tipo de assunto que estou aqui a escrever só interessará a uns meros 15% de pessoas: os inconformistas, os desejosos de mudar. Já não é mau.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE