EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

COMO PODEMOS MELHORAR AQUILO QUE SENTIMOS?


Na capa da revista "Sciences et Avenir", de Dezembro 2010, refere-se que "as emoções tornam-nos mais inteligentes". Os depoimentos dos vários cientistas ouvidos pela revista (incluindo António Damásio) apontam todos no sentido de que podemos aprender a ser emocionalmente inteligentes, ou seja, sabermos tomar decisões com a ajuda das boas emoções e evitando fazê-lo quando estamos sob o efeito daquelas que nos sejam nocivas. A essa técnica se dá o nome de "regulação emocional".

Dado que, como escreveu António Damásio, "uma decisão racional é uma decisão impossível" devemos então fazer uma aprendizagem sobre a natureza das emoções e de como elas atuam no nosso corpo e influenciam os nossos comportamentos.

A ligação das emoções aos instintos é também muito forte e, frequentemente, é essa ligação que determina muitas das nossas reações, sobretudo as impulsivas.

Não nos esqueçamos que, devido à história do nosso cérebro, os instintos e as emoções marcam a maioria das nossas escolhas e comportamentos. Por isso é que a nossa capacidade analítica e racional - mesmo exigindo reflexão atenta - está sempre sob influência do nosso humor (estado de espírito) e dos muitos tipos de emoções (e da sua intensidade) que fazem parte do nosso espólio biológico.

Convém ter em conta que o equilíbrio emocional é decisivo. Se estivermos muito alegres e eufóricos estaremos muito mais sujeitos a precipitar-nos em decisões irracionais e impulsivas. Se estivermos deprimidos poderemos cometer diversos erros (nomeadamente de apreciação). Já se a apatia nos dominar a alma é muito provável que demos menos atenção às coisas e tenhamos dificuldade em tomar qualquer decisão.

Para a "otimização emocional" devemos enveredar por uma aprendizagem que envolva as seguintes 5 áreas:

- sabermos identificar e diferenciar as nossas emoções (sobretudo as mais correntes);
- localizar os fatores que estejam a provocar e a promover as nossas emoções (por que estamos encolerizados? ou ansiosos? ou tristes? ou envergonhados? etc.);
- melhorar a forma como expressamos socialmente as nossas emoções;
- regular (equilibrar) o nosso humor através de ações (por exemplo, se estivermos tristes procuremos algo que nos distraia em vez de nos isolarmos; por vezes basta sairmos, caminharmos, lermos, vermos um filme, conversarmos com amigos, etc.);
- utilizar as emoções como alavanca para fazermos coisas interessantes e que nos dêem prazer e motivação.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE