EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

O TEMPERAMENTO

















A consultora Maria de Lurdes Capponi escreve, a propósito do "temperamento", que são muito raros os livros e os cursos que estudam as emoções (incluindo os que se debruçam sobre o tema da inteligência emocional) que fazem referência a um dos factores mais determinantes do comportamento humano: o temperamento - uma característica de natureza biológica e psicológica da personalidade e que tem uma grande influência na forma como sentimos, percepcionamos a realidade e reagimos.

Aliás, não nos devemos surpreender por essa falha porque o temperamento é das áreas da psicologia menos estudadas com grande rigor científico pelo que pouco se sabe, apesar de ter sido pela primeira vez abordado cerca do ano 400 a.C. pelo grego Hipócrates (considerado o pai da medicina devido aos seus inúmeros contributos para o estudo da saúde).

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE