EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

O que eles disseram sobre as emoções...

Medo,  Desprezo,  Desgosto, Raiva, Tristeza, Feliz e Surpresa!

William James (1884):
"A emoção é a nossa percepção das alterações que ocorrem no nosso corpo".
John Watson (1924):
"Uma emoção é um padrão de reacção hereditária que implica modificações profundas do conjunto dos mecanismos corporais, e em particular dos sistemas viscerais e glandular".
Paul Young (1943):
"A emoção é uma perturbação aguda do indivíduo no seu conjunto, de origem psicológica, implicando o comportamento, a experiência consciente e o funcionamento visceral".
J.P. Sartre (1948):
"A emoção constitui uma forma de apreender o mundo".
Paul Fraisse (1968):
"A emoção é uma perturbação da expressão dos comportamentos".
Sandor Rado (1969):
"A emoção é o sinal que prepara o organismo para o comportamento de urgência. O objectivo desse comportamento é restaurar a segurança".
Trzepacz & Baker (1993):
"As emoções são a manifestação externa e dinâmica do estado afectivo interno do indivíduo, e por isso são observáveis em todas as pessoas. Os indivíduos normais demonstram uma multiplicidade de emoções de intensidade variável, que em geral correspondem e variam com os pensamentos e sentimentos expressos verbalmente".
Augusto Cury (2001):
"A emoção é um campo de energia em contínuo estado de transformação. Produzimos centenas de emoções diárias. Elas se organizam, se desorganizam e reorganizam num processo contínuo e inevitável".
António Damásio (2010):
"As emoções são acções levadas a cabo no nosso corpo acompanhadas por ideias e modos de pensar; já os sentimentos emocionais são percepções do nosso estado corporal durante um estado de emoção".

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE