EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

O que devemos saber sobre as emoções



Platão, um antigo filósofo, temia as emoções. Ele descrevia-as como algo desconcertante, oposto à razão e à lucidez da lógica. Já Darwin, o autor de "A Origem das Espécies," considerava as emoções um produto natural da nossa adaptação à vida.

Hoje temos consciência que elas fazem parte da nossa natureza, da nossa própria intimidade psicológica tal como os pensamentos que fluem na nossa mente. A diferença é que as emoções são geralmente bem mais fortes que os pensamentos.

Há emoções que nos são facultadas pela Natureza, como o medo; outras, tal como a vergonha, são aprendidas. Há emoções agradáveis e estimulantes e há também emoções desconfortáveis e inibidoras. 

Ah, e as emoções de prazer! Que boas elas são! Algumas manifestam-se de forma serena; outras apresentam-se carregadas de excitação saudável!

As nossas emoções têm origem abaixo da consciência (estas estão agarradas nas profundezas da mente e, todavia, influenciam nossa vida: nossas opções, nossas preferências, nossos comportamentos e até nosso estado de saúde).

Sabia ainda que as emoções podem provocar um distúrbio chamado "catatimia" que impede a inteligência de dar o seu melhor e até provocar, em casos severos, pseudodebilidade mental? Já ouviu falar em distimia, angústia existencial, anedonia, neotimia, ecoprese, tiques e outras perturbações ligadas às nossas vivências emocionais?

Na nossa vida emocional cabem ainda os sentimentos, as paixões, os afectos, o humor... De tão importantes que são, os estados emocionais e a forma como os sentimos, devem merecer o nosso estudo. É que eles determinam a nossa qualidade de vida, a nossa vontade de agir e até a nossa saúde.

Sendo tão complexa, a nossa vida emocional merece, finalmente, ser descodificada numa linguagem acessível a todos aqueles que desejem conhecer-se melhor e aos outros.

Na verdade, conhecemos ainda muito pouco sobre a nossa vida emocional e menos ainda sobre a dos outros pois cada emoção é uma experiência que só o próprio percebe.

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE