EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

EQUILÍBRIO: UMA LEI BÁSICA DA NOSSA SOBREVIVÊNCIA

O equilíbro é pantanoso. A maioria dos autores de auto-ajuda defendem a tese de que devemos procurar viver em equilíbrio e harmonia. Existe, porém, um engano preverso. É que a felicidade, o bem-estar, a saúde e o sucesso na vida não dependem de estados de equilíbrio perfeito mas, pelo contrário, de "equilíbrio instável".

Aliás, todos os seres animados de vida e até o próprio Universo, vivem num estado que é feito de ajustes constantes para que o equilíbrio se mantenha. Mas, atenção, repare que é um equilíbrio instável.

Já viu como as águias ou as gaivotas voam? Eles estão sempre fazendo correções de acordo com os ventos. Nós próprios, quando caminhamos, estamos sempre ajustando o equilíbrio e quando conduzimos um veículo, ajustamos a trajetória com pequenos movimentos no volante. Também o nosso organismo faz exatamente o mesmo a cada momento. Ele ajusta a temperatura, a pressão arterial, o batimento cardíaco e outras atividades a cada situação.

Autores como Todd Duncan vão mais longe. Eles defendem que nós devemos também provocar "desequilíbrios" planeados para que sejamos capazes de vencer as rotinas da nossa vida, quebrar tensões, desânimos e apatias.

As pessoas já não podem viver mais com a mentalidade de seus pais e avós. A sociedade está em revolução, em mudança acelerada, com muitas incertezas e interrogações. Então, as regras do saber viver também mudaram.

Não procure o equilíbrio pelo equilíbrio, o equilíbrio estável (como se nele residisse a resposta para uma vida bem-sucedida) mas o "desequilíbrio intencional", ou seja, seja inconformista, saia de sua zona de conforto, altere hábitos instalados e prejudiciais, mude de estilo de vida, reaja aos novos problemas e desafios. Enfrente a incerteza inspirando-se em ideias novas, aprendendo novas matérias, ampliando seu leque de conhecimentos e alargando ou aprofundando suas competências.

Uma nota final em tempos de crise: já não há empregos estáveis porque também não há empresas estáveis. Os empregos são instáveis, as empresas são instáveis. Não confie plenamente no seu emprego estável (se for o seu caso). Mentalize-se que, de um instante para outro, tudo pode mudar e você precisa estar preparado.

Saiba que o equilíbrio instável é o estado de praticamente tudo na vida e no universo. Sem esse tipo de equilíbrio oscilante, feito de ajustes e adaptações, entraríamos na estagnação e perda.

Pratique então o "desequilíbrio intencional", a melhor forma de adaptar-se ao equilíbrio instável - a fórmula central da evolução da vida e do universo.
Nelson S Lima 

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE