EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

SOBRE O EGO



Egoísta? Egocêntrico? Ególatra? Egofílico?

Apesar de um mundo cada vez carregado de gente conectada através de múltiplos canais (viagens, telecomunicações, redes sociais, etc.), o egoísmo continua andando por aí fazendo das suas.

O egoísmo pode ser simplesmente psicológico - o mais conhecido - mas também existem outras formas como o egoísmo racional e o egoísmo ético. O racional existe nas pessoas que são egoístas (defendendo sempre os seus interesses em primeiro lugar) por motivos ditados pela "sua" razão. Já o ético é aquele em que as pessoas até podem mostrar-se altruístas (ajudando os outros) mas querendo, sim, tirar proveito para si mesmas (falso altruísmo).

A pessoa egoísta pensa muito em si mesma e não gosta de partilhar ou mesmo de dar. Já a pessoa egocêntrica quer que tudo gire em seu redor e a seu favor. Quer ser o foco das atenções e até podem ser exibicionistas. 

E a ególatra? Esta adora o seu ego e, por isso, assume a postura da pessoa vaidosa. Pode ser narcisista, amando sua figura. 

Já agora fique sabendo que um outro género, a pessoa egofílica, gosta de si mesma, do seu Eu e também da sua figura (na verdade, cultiva o narcisismo)! Pode não ser uma egoísta pura (no sentido em que só pensa nos seus interesses) mas tem um adoração doentia por si mesma.

A educação (ou a falta dela) tem um papel muito importante nas questões do comportamento egoísta, egocêntrico e egofílico.

Veja só as palavras (como as anteriores) que derivam de EGO e a ele dizem respeito:

egobroncofônico; egocentralizar; egocentralizável; egocentrar; egocentrável; egocentricidade; egocêntrico; egocentrismo; egocentrístico; egocrânio; egodistônico; egofagia; egofágico; egófago; egofilia; egófilo; egofonia; egofônico; egoíce; egóico; egoideal; egoidealizadamente; egoidealizante; egoidealizar; egoidealizável; egoismar, etc.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE