EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

COMO É SER FELIZ?


Não procure a receita da felicidade. Ninguém a tem. Nem nenhum sábio. Quanto muito, terão umas ideias e uma mão cheia de dicas, que todos sabemos, até por intuição. 

Nem toda gente sabe é que a melhor felicidade (e a mais saudável) é a moderada. A felicidade extrema é de curta duração e comporta vários riscos. É o que todos os estudos indicam. Surpreendido?

A felicidade é um sentimento que influencia o estado de humor, a sensação de bem-estar e está associada a emoções agradáveis. A boa felicidade é a moderada. A felicidade extrema (que todos parecem ambicionar) está associada a paixões e estados emocionais como o medo da perda (da felicidade), a ansiedade e o deslumbramento que nem sempre são boas companhias.

Ser feliz é estar bem. Consigo próprio e com os outros. Ter amores e ter amigos. E deliciar-se com as coisas simples deste mundo. Ser feliz é estar em paz. É ter a alma alegre mas ao mesmo tempo pacificada. Foi o que eu aprendi na minha vida.

Nelson S. Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE