EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

O futuro da Humanidade



VIVENDO ENTRE A INTELIGÊNCIA E A ESTUPIDEZ

No imenso (centenas de milhões de anos) e lento processo da Evolução da natureza - que nos permitiu aceder à nossa existência - o acaso teve um papel determinante. Ao contrário do que por vezes somos tentados a admitir, nada do que existe na natureza foi fruto de um plano meticulosamente desenhado por algum autor.

A crença num deus maior que se propôs pensar, planificar, desenhar e criar o grande universo onde vivemos é um dos grandes mitos da humanidade e que ainda serve de sustento a muitas religiões. A criação do mundo em 7 dias, por exemplo, configura uma visão ingênua e até mágica de um processo que já se sabe teve uma história completamente diferente.

Os homens não apareceram do nada nem as aves, nem os mamíferos, nem os peixes, nem os répteis, nem os insectos, nem as plantas. Todos tiveram antepassados menos complexos, menos hábeis e menos aptos. Recuando no tempo vamos encontrar outros seres vivos que começaram sua carreira triunfal como simples mas poderosas partículas de energia e informação.

Depois, milhões e milhões de anos de evolução, adaptação e acasos diversos formaram o mundo que hoje conhecemos. E, no meio de todo esse grande teatro da Vida, chegou a nossa vez. O nosso sistema nervoso teve um papel particularmente importante pois veio dotado de um cérebro complexo que nos permite hoje refletir sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Interrogamo-nos muitas vezes quem somos. Eu próprio já aqui disse que a derradeira resposta que nos falta para superarmos o problema da nossa própria sobrevivência é sabermos quem somos.

Pela ciência sabemos que somos seres vivos, de uma única espécie, do género "homo" e pertencendo à ordem dos primatas, etc. Mas somos dotados de uma série de capacidades e habilidades mentais e motoras que nos permitiram tornar no ser vivo melhor sucedido do planeta (pelo menos dentro dos limites do conhecimento que temos ao nosso dispor).

Muitos pensadores se têm interrogado sobre a nossa natureza e o que fez de nós humanos com todas as características conhecidas, incluindo a de sermos capazes de planificar o nosso futuro - uma das grandes conquistas do cérebro!

Maravilhamo-nos com a beleza de muitas coisas que fazem o nosso mundo um lugar habitável e escandalizamo-nos também com muitas das fracassadas tentativas de nos superarmos a nós próprios como quando desencadeamos guerras para a conquista de territórios ou de outras supostas riquezas (como as guerras religiosas ou políticas que visaram impor uma nova ordem onde tiveram lugar).

Entre a inteligência e a estupidez (estupidez que conduz também à agressividade e à maldade) apenas existe uma tênue linha de separação. Nesse estreito espaço que separa os nossos comportamentos reside o futuro da humanidade. Para que lado vamos seguir?

Até agora temos estado ora de um lado ora do outro. Parece-me que é chegado o tempo de optarmos pela inteligência. O mundo seria mais pacífico, mais seguro e mais belo!

Que cada um de nós cumpra a sua missão! E que vingue a inteligência!

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE