EMOÇÕES HUMANAS

O que são as emoções? - Para que servem? - Como se exprimem? - Como nos afectam? - Visão biológica - Visão médica - Visão psiquiátrica - Visão psicológica - Visão filosófica - Visão espiritual - Afectividade e saúde - Perturbações e doenças da emoções - Emoções não conscientes e conscientes - Os relacionamentos e as emoções - A comunicação emocional - A regulação das emoções - Como as emoções auto-organizam a mente - Como as emoções mantêm a mente integrada e unida - O conceito do EU - O Código das Emoções para o bem-estar e a felicidade.

TEXTOS de Nelson. S. Lima

A sabedoria que o sofrimento pode trazer-nos!



Primeira questão que se levanta é: o sofrimento é válido quando é útil para nós? Questione-se sobre o assunto. Todo o sofrimento é inútil? 

Quem conhece bem a vida sabe que o sofrimento pode ser o caminho, talvez mesmo a porta de acesso a novos e melhores patamares da existência. Pelo sofrimento podemos redimir-nos, renovarmo-nos, reequilibrarmo-nos, recuperarmos esperanças e saberes esquecidos. Nem todo o sofrimento é pois inútil.

Meu amigo Augusto Cury diz que há muito sofrimento totalmente inútil, que não serve para nada senão para nos magoar e mergulhar no desespero.

E aí, Cury, tem razão. É que, algum dia, chega sempre a hora de sofrermos uma decepção, uma desilusão, uma perda, uma desesperança. Diz ele: "não tente segurar a sua tranquilidade, pois mais cedo ou mais tarde ela irá embora e a ansiedade baterá nas portas da sua emoção". Em vez disso, treine cultivá-la (a emoção), educando-a, protegendo-se contra estímulos (situações) stressantes. Ele aponta o caminho: "Contemple o belo nas pequenas coisas da vida e não fique girando em torno dos problemas".

Como a vida não é estática (nem a morte, penso), ela está sempre em transformação. Virão dias melhores, outros piores.

Muito sofrimento é imaginação pura, sobretudo quando sofremos por antecipação e medo. Se tivermos amanhã um exame escolar ou uma intervenção médica é natural ficarmos ansiosos. O medo espreita porque algo pode correr mal. Mas isso é apenas uma ideia, um estado de alerta, um sentimento de intranquilidade. Pode ser doloroso, perdemos o apetite, vamos dormir mal. Será justo sofrer assim?

Não sofra pois inutilmente. Pergunte a si mesmo, sempre que algo estiver para acontecer, se é justo estar a sofrer devido ao assalto de emoções negativas.

Controle-se pelo pensamento e pela inteligência. Use a sua sabedoria (da vida) para travar o sofrimento que não preste. Não sofra por quem não mereça um só pensamento seu (às vezes temos de ser egoistas, sim), não se deixe manipular por quem não lhe queira bem. E não tenha medo dos obstáculos e desaires da vida.

Nelson S Lima

PASSE À PÁGINA SEGUINTE

PASSE À PÁGINA SEGUINTE